Monday, December 08, 2008

Nouvelle Cuisine

Será só de mim ou o mundo nesta altura parece quase um pedaço de massa frita polvilhada com açúcar pilé e canela? Da minha varanda gradeada sinto-me um visitante de um zoo, perscrutando as ruas em busca de uns espécimes exóticos que ainda se escondes nas suas voitures de matrícula amarela.

Tive sempre muita pena destes expatriados temporários à força. Vêm dourar o ego e aquecer o estômago. Infelizmente, quando não os encontro dada a sazonalidade só me sobram os sem-abrigo. Tento, quando o frio aperta, distribuir sopa pelas arcadas mais gélidas das urbes. Nunca tive grandes dotes culinários:

- Miss, this is gin!
- it has noodles in it...

Quando finalmente o cheiro a engodo (rabanadas) enche o ar é vê-los a sair dos seus casulos, famílias inteiras, de casacos de peles em segunda mão. O pai é picheleiro em Carriere-sur-Seine, a mãe trabalhas para umas quantas madames nas redondezas, a filha quer ser cabeleireira e o filho anda metido com o Ahmed, que mora no andar de cima.

Vivem ambos uma vida às escondidas. A um era certo que cresceria um bigode e ias às meninas com os tios e primos lá em Celorico da Beira. Ao outro apressariam o casamento arranjado com uma parente distante de Aix-aux-Provence, recém chegada da Argélia.

É então que me assola a consciência os tiros na palestina, as pedras atiradas a judeus, a gentios em debandanda, em turistas religiosos americanos a correr pela via sacra e recordo as palavras de Kathy Griffin, numa plateia judaica a aplaudir o Best Arab Movie:

Who knew that it would take the GayVN awards to bring peace to the Middle East?

2 comments:

C A said...

Get The Sunglasses!

Edwina Monsoon said...

u bet!